89 ANOS DE PODER AUTÁRQUICO

20.11.12

Canto Coral


Comunidade estrangeira "dá vida" à Sala AIACO

"Durante a campanha eleitoral em 2009, a lista vencedora apresentou aos Barrilenses um manifesto, que intitulou de “Carta de 12 pontos”. O documento tinha como objetivo levar ao conhecimento dos eleitores doze propósitos de intenções, a desenvolver e materializar durante a vigência do executivo da atual Junta de Freguesia"
Com este texto, a página dos "AABA" (Autocaravanistas Amigos do Barril de Alva -http://urtigal.blogspot.pt/2012/11/e-assim-nasceram-os-aaba.html) levou ao conhecimento dos leitores a concretização de um projeto, dando conta que, sendo exequível, tinha chegado o momento de o satisfazer.
Do documento atrás citado , "Carta de 12 pontos", recorda-se o ponto onze: 
"De acordo com as Leis da República Portuguesa, procurará integrar na vida comunitária os cidadãos vindos de outras paragens, que escolheram o Barril de Alva como "porto de abrigo", respeitando os seus valores étnicos e culturais"
Três anos volvidos, o executivo da Junta de Freguesia concretiza outro dos seus objetivos, assumindo publicamente a sua enorme satisfação por ser possível apresentar à comunidade barrilense, num futuro breve, um grupo coral composto por executantes de várias nacionalidades. Todos os elementos, residentes na nossa região, sendo amadores, cultivam este estilo musical com elevado espírito profissional.
É intenção do executivo da Junta de Freguesia proporcionar a alguns barrilenses alguma aprendizagem nesta área, através do convívio com a comunidade estrangeira, que se mostra disposta a receber graciosamente e de braços abertos novos elementos no grupo, que apresenta qualidades vocais acima da média.
De quinze em quinze dias, às segundas feiras, da parte da tarde, os ensaios têm lugar na Sala Multiusos AIACO.
Depois das crianças, os "mais velhos" dão vida à Casa da Cultura do Barril de Alva...
...Entretanto, na Área de Serviço e Pernoita para Autocaravanas, os "AABA" continuam a visitar a "família barrilense".






14.11.12

O futuro do Barril de Alva, enquanto autarquia, AINDA NÃO TEM o destino traçado

 Depois de conhecido o PARECER ( a decisão final é da competência da Assembleia da República)  do gabinete da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território,  leitores menos atentos fizeram propaganda  da notícia como se tratasse de um facto consumado, o que não corresponde  à verdade. Insiste-se: a Unidade Técnica EMITIU um parecer e não DECIDIU rigorosamente nada. O futuro do Barril de Alva, enquanto autarquia,  AINDA NÃO TEM o destino traçado.
"Enquanto há vida, há esperança". 
Imaginar que seria fácil "deitar pela borda fora" o estatuto autárquico do Barril de Alva,  é ( foi) próprio de mentes de escassa inteligência.... A seu tempo se saberá quem esteve a favor ou contra a permanência da freguesia de Barril de Alva...   
O executivo da Junta de Freguesia continua firme no propósito de TUDO fazer no sentido de levar a  sua voz, em nome do povo que representa,  junto de quem tem o poder de decisão.
Perante  o PARECER da Unidade Técnica, registamos  as posições  da  Câmara Municipal de Arganil e do Partido Socialista de Arganil; contudo,  estranhamos que o Partido Social Democrata de Arganil ainda não tenha vindo a terreiro exigir o cumprimento do que ficou plasmado no documento  aprovado na Assembleia Municipal de Arganil, que teve lugar no passado dia 29 de Setembro...

Que esse documento coloca em perigo a continuidade da freguesia do Barril de Alva, disso ninguém tem dúvidas. Cometeram-se erros que importa retificar - exigimos mais atos e menos palavras, de circunstância ou não.
"As pessoas primeiro" - continuamos a confiar nelas, sobretudo  nas que defendem os direitos e a honra do povo que representam.